O Quintal Terapêutico é um canal de agenciamento de conteúdos e práticas revolucionárias para potencializar a vida.

Ele nasce de um desejo de produzir algo potencializador na realidade. Para nós “desejar é construir um agenciamento, construir um conjunto” – Deleuze.

Desejamos produzir, compartilhar e valorizar práticas revolucionárias para criação novas realidades, através de produção e compartilhamento de conteúdos, promoção de encontros alegradores e práticas clínicas esquizoanalíticas.

Práticas Revolucionárias

“O desejo é revolucionário” – Deleuze & Guattari

Entendemos o desejo como produtor de realidade. Então ao desejo nada falta. É nessa vontade de potência que podemos entender como práticas revolucionárias todas aquelas que buscam a potencialização e a liberação da vida. Tais práticas vão desde a promoção de encontros alegradores até a produção de conhecimento e fortalecimento da vida em nós.

O desejo é revolucionário porque ameaça as estruturas rígidas da sociedade!

Se o desejo produz, ele produz real. Se o desejo é produtor, ele só pode sê-lo na realidade, e de realidade. O desejo é esse conjunto de sínteses passivas que maquinam os objetos parciais, os fluxos e os corpos, e que funcionam como unidades de produção. O real decorre disso, é o resultado das sínteses passivas do desejo como autoprodução do inconsciente. Nada falta ao desejo, não lhe falta o seu objeto. É o sujeito, sobretudo, que falta ao desejo, ou é ao desejo que falta sujeito fixo; só há sujeito fixo pela repressão” – Deleuze & Guattari

Produzir

Buscamos produzir práticas que aproximem as pessoas do que elas podem, do que seus corpos e pensamentos podem produzir para a liberação dos desejos. Desneurotizar, tornar-se um ser produtivo, criativo. Que possa produzir seu próprio modo de viver.

  • Queremos negativamente desconstruir, romper, destruir toda produção cristalizada e organizada pelo socius.
  • Queremos positivamente retomar ao desejo, tornar o pensamento e o corpo nômade, produzir fluxos e escoamento dos desejos. Esta tarefa é a que nos faz criar para nós mesmos nosso próprio modo de viver.

Um dos encontros produzidos pelo Quintal Terapêutico foi o LAB-AMAR-SE que funcionou como um laboratório de Cuidado de Si criado por e para mulheres. Foi um encontro alegre, que transformou uma bela noite numa projeção de desejos e intensidades.

A prática clínica também é uma das ações que compõe o QT. Antes mesmo da criação do Quintal já havia a produção de encontros clínicos individuais, práticas clínicas em grupo e depois foi criada também a clínica nômade. O QT vive em fluxo constante e por isso muitas outras práticas vão aparecendo e transbordando nossas experiências. Multiplicidade! Quando mais experimentamos mais nosso corpo é afetado e consequentemente mais a nossa mente pensa. 😉

Compartilhar

Fazer agenciamentos, ligar, conectar, criar rupturas, destruir e produzir…

Desejamos compartilhar práticas e conteúdos revolucionários, fazer das produções um campo aberto, nômade, que permeia quantos campos e desejos forem possíveis. Desejamos fazer “(…) passar estranhos fluxos que não se deixam armazenar numa ordem estabelecida” – Deleuze & Guattari

Com o compartilhamento de produções revolucionárias é possível a produção de campos mais intensivos de saber e de prática.‬ Desejar é produzir agenciamentos! Por isso o QT se compromete com a vida, com o agenciamento de práticas que possam revolucionar.

O QT vive em busca de conteúdos e ações que valorizam a vida. Fazemos esse agenciamento com organizações, pessoas, artistas, psicólogos, filósofos…todos aqueles que produzem e desejam ingressar numa perspectiva de liberação dos desejos.

Se você tem alguma proposta fale conosco! Compartilharemos com imenso prazer! Deleuze & Guattari já nos alertava que o mundo comunica afetos tristes por isso devemos promover encontros alegradores!

Fale conosco

Valorizar

Quanto mais a cidade for conveniente à razão, menos paixões tristes ela produzirá nos cidadãos (medo ou mesmo esperança), apoiando-se, de preferência, nas afecções alegres” – Deleuze, Espinosa e o Problema da Expressão

O mundo nos comunica afetos tristes por isso o Quintal valoriza toda prática e produção de corpos intensivos, de encontros alegradores, de práticas que promovem a valorização da vida.

“‬O desejo está repleto de si,‭ ‬ele é sua própria potência‭” – Espinoza

Buscamos valorizar tudo que eleva a vida, que traga afetos alegres e intensifique o sujeito. Valorizamos ações que produzem uma vida vibrátil e pulsante

Esforçamo-nos por fazer com que se realize tudo aquilo que imaginamos levar à alegria; esforçamo-nos, por outro lado, por afastar ou destruir tudo aquilo que a isso se opõe, ou seja, tudo aquilo que imaginamos levar à tristeza” – Espinosa

Para conhecer melhor os projetos do Quintal Terapêutico CLIQUE AQUI

Para saber a história do Quintal Terapêutico visite a página e veja COMO TUDO COMEÇOU.

 

Para falar conosco preencha o formulário abaixo:

deixe seu nome aqui 😉
coloque seu melhor e-mail